Estudo do Instituto Locomotiva e da Publicis Brasil mostra que 76% dos entrevistados aprenderam, com a recessão, a acreditar na capacidade de mudar a própria vida
Renato Meirelles afirmou à CBN que “a pesquisa deixou clara a abrangência que foi a crise. 97% dos brasileiros disseram que foram, em algum momento, atingidos pela crise – sendo que 6 em cada 10 brasileiros foram muito atingidos”.
Isso causou a redução do consumo. “80% dos brasileiros diminuíram o consumo de alguma categoria de produto, como refrigerante ou alimento congelado”, diz. O consumidor também trocou marcas caras por mais baratas, mas diferentemente de outros momentos, os produtos de hoje têm uma qualidade maior do que os mais baratos do passado, segundo Meirelles.
“Só teve uma coisa no Brasil que efetivamente cresceu durante a crise: o brasileiro. Ele sai da crise acreditando mais na sua capacidade de mudar a sua própria vida. (…) A pesquisa mostrou que não foi a autoestima do brasileiro que aumentou: o que aconteceu é que ele parou de confiar no governo e nas empresas e passou a acreditar nele mesmo”, diz Renato Meirelles.
Ouça a entrevista completa abaixo: