Na esteira dos bons números da economia brasileira, o empresariado se mostra mais confiante, como mostra pesquisa do Instituto Locomotiva com o World Trade Center Business Club noticiada pelo site EXAME.com.
62% dos entrevistados afirmaram ter perspectivas positivas para 2018 em relação a 2017. Quando o campo aumenta para os próximos cinco anos, a boa impressão é compartilhada por 98% deles. No que diz respeito a emprego, 61% creem que demitirão menos e 51% que contratarão mais.
O relatório também mostra que 87% dos entrevistados enxergaram oportunidades na crise e conseguiram aproveitar ao menos parte delas. Como resultado, 70% acreditam que o Brasil oferecerá mais chance de crescimento para as empresas e 60% preveem que o país gerará mais emprego em 2018. Mais: 54% acreditam em mais oportunidades de investimento para suas empresas e 48% esperam ter mais crédito neste ano.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, disse para a reportagem que “o otimismo pode ser uma importante alavanca para a retomada da economia. Sem ele, o processo seria ainda mais devagar, pois são os empresários que decidem abrir vagas, lançar novos produtos e a velocidade de investir”.
“Os problemas estruturais ainda existem. Hoje, a estabilidade econômica funciona como impulsionador da economia, mas a instabilidade política faz o freio”, afirma.