Leia o texto na íntegra abaixo:
“ ,Pensar seu negócio a partir do público é o segredo do sucesso”, diz Renato Meirelles
Palestra de Renato Meirelles focou no perfil comportamental dos consumidores brasileiros
Por Abrasel em 16/08/2018
Os participantes do Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília tiveram nesta quarta-feira (15) uma verdadeira aula de insights de dados de consumidores com a palestra de Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. O executivo explicou que sua palestra seria um convite para olhar o Brasil a partir da perspectiva dos próprios brasileiros e por toda a apresentação uma chuva de valiosos dados caiu sobre todos.
Os dados do Instituto Locomotiva detalharam que metade dos brasileiros têm renda até R$ 2,300, os 10% com maior renda familiar ganham R$ 6,900 ou mais, 5% com maior renda familiar de R$ 10,200 e apenas 1% com maior renda familiar ganham R$ 29,400 ou mais.
“Boa parte dos problemas de estratégias de negócios das empresas para os consumidores brasileiros é não saber a faixa de renda do consumidor. E aí, pra quem você quer vender? Em um pais tão desigual, pensar no seu negócio a partir do público não é um detalhe, é o segredo do sucesso para vencer na crise.
Segundo o executivo, é impossível entender comportamentos dos brasileiros sem considerar a montanha russa das últimas décadas. Em 10 anos, o país ganhou mais de 10 milhões de mulheres no mercado de trabalho, 53 milhões de pessoas com acesso à internet, 50 milhões de contas bancárias e 10 milhões de universitários. Ele diz que hoje, metade das classes A e B são constituídas de pessoas que são a primeira geração de suas famílias com dinheiro.
“A elite passou a ser mais heterogênea. Temos hoje na mesma classe econômica diferentes pessoas de várias visões de mundo. Na atual classe A há diretores de empresas e donos de padaria. Temos um total deslocamento entre o capital cultural e econômico. E olhar pelo viés econômico não faz o menor sentido no século XXI”, finalizou.
Sobre o evento
O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21.
O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.