Com seu estilo inconfundível, Renato Meirelles transforma o cenário global dos mercados emergentes brasileiros em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência, estimulando o público a uma reflexão mais precisa sobre as oportunidades de mercado. 

Seu refinado senso de humor e talento discursivo, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair, do simples, o extraordinário e transformar cases do Instituto Locomotiva em analogias perfeitas às práticas mercadológicas.

Renato Meirelles é pai da Helena e Presidente do Instituto Locomotiva e membro do conselho de professores do IBMEC, onde é o titular da Cadeira de Ciências do Consumo e opinião Pública. 

Comunicólogo e escritor, desde 2001, Renato conduz centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil. Foi fundador e presidente do Data Favela e, em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). 

Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”.