Cerca de 45 milhões de brasileiros não possuem conta bancária, revela pesquisa do Instituto Locomotiva. Isso significa que uma em cada três pessoas acima dos 16 anos no país é “desbancarizada”.
Esse grupo movimente aproximadamente R$ 817 bilhões na economia anualmente.
Para Renato Meirelles, presidente da Locomotiva, dois motivos principais explicam o fenômeno: a desconfiança em relação aos bancos e a preferência pelo dinheiro vivo.
“A gente percebe que tem um número grande de pessoas que tiveram alguma experiência negativa com instituições bancárias no passado e que agora preferem controlar a vida financeira de outras formas”, explica.
“Além disso, há uma sensação de que usar dinheiro em espécie é mais vantajoso, porque há mais chances de conseguir um desconto no mercadinho do bairro, por exemplo, ou de que dá pra administrar a vida financeira de maneira mais fácil”, completa.
Os dados indicam que a maior parte dos desbancarizados é composta por mulheres (59%), negros (69%), pessoas que pertencem às classes C, D e E (86%) e que vivem no Nordeste do país (39%). Ainda dentre os 45 milhões de desbancarizados, 58% não frequentaram uma escola ou estudaram até o ensino fundamental.
Segundo Meirelles, apesar da desconfiança, os brasileiros sem contas bancárias procuram crédito na praça. “Os desbancarizados não deixam de recorrer a um amigo ou um parente para pedir dinheiro emprestado, por exemplo”, analisou.
A pesquisa Locomotiva foi realizada em maio com 1.500 pessoas de 16 anos ou mais em 71 cidades brasileiras. No total, 29% da população adulta do país diz não movimentar uma conta bancária há mais de seis meses ou não ter relação com nenhum banco por opção.
Para outras pesquisas, apresentações, análises e informações sobre o trabalho do Instituto Locomotiva, acesse nossos canais de comunicação a seguir ou entre em contato pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube.