71% dos brasileiros usam dinheiro vivo como principal meio de pagamento do cotidiano, mostra pesquisa Locomotiva divulgada no canal Globo News. A preferência das pessoas se explica tanto pela facilidade que elas encontram em administrar a vida financeira com moeda corrente como a possibilidade de conseguir mais descontos.
Clique na imagem e assista a reportagem completa
Os usuários de dinheiro em papel estão mais presentes nas classes D e E (89%) e entre os menos escolarizados (na faixa de ensino fundamental, são 81%). Eles também estão fora do mercado de trabalho formal. Entre os desempregados, 88% optam pelo dinheiro vivo como meio de pagamento, com porcentuais parecidos entre as donas de casa (81%), empregados sem CLT (81%) e autônomos (79%).
Para Renato Meirelles, presidente do instituto, os cartões bancários são usados em compras de maior valor ou, no caso dos mais pobres, quando o dinheiro acaba antes do final do mês. “Muita gente chega na primeira quinzena sem dinheiro para pagar todas as contas e, então, recorre ao cartão de crédito– pessoal ou de parentes – para conseguir chegar até o final do mês”, avalia.