Uma pesquisa do Instituto Locomotiva e do Data Favela divulgada nesta quarta-feira (8) indica que, durante o isolamento, a renda dos moradores de favelas caiu. Entre os entrevistados, 66% estão muito preocupados em perder o emprego por causa da pandemia, 84% estão preocupados em perder renda e 75% estão preocupados com a própria saúde. Um total de 90% disse ter receio sobre a saúde dos idosos em favelas e 82% dos pais temem passar a COVID-19 para os filhos.
Para o levantamento, foram entrevistadas 1.808 pessoas em 269 favelas do país entre 4 e 5 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Comparados à pesquisa anterior, realizada entre 20 e 22 de março, todos os índices apresentaram piora.
Apesar do medo, os números mostram que nem sempre é possível parar. A renda dos trabalhadores ouvidos diminuiu 80%. Outro dado revela que seis a cada 10 pessoas não têm dinheiro para ficar mais de uma semana sem trabalhar, ou seja, em breve terão de retomar algum tipo de atividade ou procurar alguma fonte de renda.
Leia a matéria completa, ,clicando aqui.