O novo normal, expressão que ganhou força nos últimos meses, ainda é uma incógnita, mas algumas mudanças de comportamento provocadas pela Covid-19 vieram para ficar. O brasileiro sai da pandemia mais conectado, mais aberto às soluções digitais, com um novo padrão de higiene e, sobretudo, mais solidário e ressignificando as relações pessoas. É o que mostra uma pesquisa inédita do Instituto Locomotiva.
Segundo o levantamento, 64% dos entrevistados se dizem mais abertos à tecnologia e 63% afirmaram que a conectividade entre as pessoas aumentará. A preocupação com a higiene é visível: sete em cada 10 brasileiros estão atentos à questão. O maior destaque, porém, diz respeito a aspectos afetivos: 59% acreditam que seremos mais solidários e 99% pretendem continuar cuidando dos que gostam depois da pandemia. “Os dados revelam a construção do novo normal”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. “Experimentamos um grande freio de arrumação civilizatório. Vem coisa boa por aí”, finaliza.