“Fobia financeira”. À primeira vista, a expressão parece estranha, mas a verdade é que o medo de lidar com o próprio dinheiro (ou com a falta dele) é bem mais comum do que se imagina. No Brasil, duas em cada três pessoas sentem algum tipo de cansaço causado por preocupações relacionadas às finanças – e as queixas não param por aí.
De acordo com a pesquisa “O bolso do brasileiro”, realizada pelo Instituto Locomotiva com 1.501 entrevistados, a pedido da Xpeed (escola de educação financeira e negócios da XP Inc), 46% dos brasileiros afirmam ter frequentemente ansiedade em relação à sua situação financeira, enquanto 47% dizem se sentir inseguros em lidar com informações recebidas de serviços financeiros. E o mais preocupante: este receio leva 21% a evitarem abrir boletos e extratos e 39% a adiarem decisões financeiras pelo medo de encarar o orçamento.
Também para 39%, o assunto dinheiro gera culpa e ansiedade. Outros 31% se sentem irritados de alguma forma com a atual situação financeira. Ou seja, o brasileiro não tem o hábito de falar sobre finanças e atribui aspectos negativos ao assunto. É um tabu.
Clique aqui para ler a matéria completa.